sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Matriz (Parte 2)

Matriz identidade

matriz identidade In é a matriz quadrada n × n em que todas as entradas da diagonal principal são iguais a 1 e as demais são iguais a zero, por exemplo
I_{2} = \begin{bmatrix} 1 & 0 \\ 0 & 1 \end{bmatrix}.
Ela é chamada de matriz identidade pois multiplicá-la por outra matriz não altera a matriz: MIn = ImM = M para qualquer matriz M de ordemm por n.

Matriz inversa

Uma matriz A − 1 é dita inversa de uma matriz A, se obedece à equação matricial A.A − 1 = I, ou seja, se o produto entre as matrizes é amatriz identidade. A analogia com os números reais é evidente, pois assim como o produto entre dois números inversos é a unidade (elemento neutro da multiplicação), o produto entre duas matrizes inversas é a matriz identidade (elemento neutro da multiplicação entre matrizes). Uma matriz que possui inversa é dita inversível.
A condição necessária e suficiente para que uma matriz quadrada seja inversível é possuir um determinante não nulo, sendo que para uma dada matriz A, a matriz inversa é única. A necessidade de possuir determinante não nulo é evidente na equação \mathbf{A}^{-1} = \frac{1}{\det(\mathbf{A})} \cdot \mbox{adj}(\mathbf{A}), pois nela o determinante da matriz original é denominador de uma fração.


Matriz transposta

A matriz transposta de uma matriz Am × n é a matriz Atn × m em que a^{t}_{ij} = a_{ji}, ou seja, todos os elementos da primeira linha, tornar-se-ãoelementos da primeira coluna, todos os elementos da segunda linha, tornar-se-ão elementos da segunda coluna, todos os elementos da nlinha, tornar-se-ão elementos da n coluna. Exemplo:
A = \begin{bmatrix} 1 & 2 & 3 \\ 4 & 5 & 6 \end{bmatrix}, A^t = \begin{bmatrix} 1 & 4 \\ 2 & 5 \\ 3 & 6 \end{bmatrix}


Matriz simétrica

Uma matriz A é simétrica se A = At. Isso só ocorre com matrizes quadradas.
Um tipo especial de matriz simétrica é a matriz idempotente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário